artisticamente
Nesta rubrica, podes encontrar várias sugestões de livros, filmes ou peças de teatro sobre temas relacionados com a saúde mental. Cada mês tem um tema e um convidado especial responsável por nos oferecer as suas recomendações artísticas. Que este seja um espaço onde o contacto com a Arte promova a empatia e a literacia em saúde mental infantil e juvenil!
Literacia em Saúde Mental
Dra. Dora Leal, Pedopsiquiatra
-
Filmes sobre patologia mental
TOCTOC: “Esta comédia retrata a interação entre pessoas com vários subtipos de Perturbação Obsessivo-Compulsiva numa sala de espera de um consultório de Psiquiatria. É muito interessante o percurso que traçam juntos, começando pela aceitação dos outros até à entreajuda para a superação das dificuldades.”
To The Bone: “Este filme reflete o percurso de uma jovem com Anorexia Nervosa. É extremamente marcante pois mostra de forma fiel as dificuldades que estas jovens enfrentam, chegando mesmo a cruzar o risco entre a vida e a morte.”
As Linhas Tortas de Deus: “Uma detetive faz-se internar num hospital psiquiátrico por alegadamente ter tentado envenenar o marido, mas com o propósito escondido de investigar um crime. Este filme, repleto de suspense do inicio do fim, leva-nos numa descoberta do que será delírio e/ou realidade e as consequências dos mesmos.”
Filmes para promover a literacia emocional em jovens:
Divertidamente: “Este filme ajuda a aumentar a literacia emocional, trazendo-nos as emoções básicas (alegria, tristeza, raiva, nojo e medo). Ilustra a importância de todas as emoções, incluindo as negativas como a tristeza, que podem ser mais sintónicas com determinadas fases da nossa vida.”
Divertidamente 2: “No seguimento do filme anterior, a personagem principal entra na adolescência, fase em que aumenta o seu leque emocional. Neste filme dá-se principal destaque à ansiedade, que assume os comandos sem ser convidada.”Wonder: "Este filme retrata os desafios de um pré-adolescente com dismorfia facial que vai pela primeira vez para a escola, ingressando no 5º ano após ter estado em ensino doméstico. Aborda temas como o medo do desconhecido, a importância de enfrentar os nossos medos, o bullying, o poder da amizade e dos laços familiares. Um dos pormenores que mais acho interessante é mostrar a perspetiva das diferentes personagens, ajudando-nos a perceber que cada um tem os seus desafios e que a leitura não deve ser linear.”